quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1934 - Caxias, a Pérola das Colônias


A Festa
Em 24 de fevereiro de 1934 foi inaugurada a quarta edição da Festa Nacional da Uva. Vários discursos marcaram o início do evento naquele ano. Mas, o mais marcante foi o do comandante da 3ª Região Militar, José Franco Ferreira, que se referiu a Caxias do Sul como “Pérola das Colônias”.
Em 1934, a Festa da Uva já se consolidava como um evento de sucesso. No primeiro final de semana, a companhia ferroviária precisou colocar três trens especiais para atender à demanda. Além disso, as viagens diárias que já ocorriam vinham sempre lotadas. Naquele ano, Caxias recebeu um grupo de 35 comerciantes cariocas e visitantes de São Paulo e da Bahia.
Essa edição do evento também mostrou a importância da Festa da Uva para a economia da cidade. A grande quantidade de turistas que vinham de outras cidades para prestigiar o evento precisava de hotéis e restaurantes que atendessem esses visitantes com qualidade. A exigência dessas pessoas, e as queixas feitas na edição de 1933, forçaram os organizadores da Festa da Uva a buscar meios para melhorar esses serviços e ampliar a oferta.


O corso alegórico
As alegorias do desfile da festa da Uva de 1934 continuavam sendo carroças puxadas por bois e ornamentadas com uvas e parreirais, como nos dois anos anteriores. Mas, já apareciam sobre elas grandes esculturas e contornos que deixavam as carroças com formas arredondadas e irregulares. E os turistas começavam a aparecer para assistir ao corso.

As Soberanas
O concurso de escolha da rainha da Festa da Uva de 1934 trouxe uma novidade: os municípios vizinhos poderiam participar, escolhendo, cada um, uma rainha para a sua cidade. Portanto, naquele ano, a rainha eleita pelos caxienses, Odila Zatti, era acompanhada nos eventos oficiais pelas rainhas das outras cidades.